6 comentários:
De Cristiano de Lima Paiva a 22 de Abril de 2006
Bem, suas palavras me fizeram chorar...
Eh exatamente assim que sinto-me; sinto-me apontado por judeus que não me querem em seu meio. Estou a quase 5 anos lutando (fazendo os trabalhos de hércules) e está cada dia mais dificil.
Muitas vezes oq me resta eh a enorme vontade de chorar e morrer.

Não tenho como provar que sou marrano, talvez nem o seja... Mas D'us sabe o quando choro em meu coração por não poder está perto do povo que tanto amo.

(Cristiano Paiva, BRAZIL/ Recife-PE)
De Simon a 28 de Junho de 2005
Resposta brilhante. De resto, bem mais merecedora de reconhecimento de "alma judaica" que a do senhor que disparou perguntas, bem mais inquisitoriais. ;)
De Gabriel a 20 de Abril de 2005
Pois... obrigado pelo apoio Rogério (tu estás sempre aí qdo é preciso, eu sei), mas o pior é que realmente o que ele disse tem significado. Mas eu tenho estofo para ele.
De rogério a 20 de Abril de 2005
Não ligues muito a coisas que não devemos devemos dar grande significado, mas fizeste bem em dizer o que pensas...
De Emanuel Ben-Zion a 20 de Abril de 2005
Gabriel, esse senhor também já me escreveu. Ainda não sei muito bem quais são as intenções dele, ou quem é ele realmente. Fica aqui as trocas de comentários:

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=11585390&postID=111205111583588555
De jorge cardoso a 5 de Julho de 2008
olá,nasci em lisboa mas as minhas raizes são transmontanas,mais propriamente de santa marta de penaguião.Não sei se sou judeu mas tambem não me sinto cristão,tudo o que sei é que a minha familia do meu lado paterno,meu avô (já falecido) e todos os seus irmãos tinham uma relação muito estranha com a igreja catolica.todos eles evitavam as igrejas,jamais faziam o simbolo da cruz,para o meu avô e seus irmãos lhes fora ensinado por seus pais que a cruz não passava dum "pedaço de pau com um boneco pendurado",não celebravam o natal nem a pascoa,em suas casas não entravam santos nem cruzes,toda a cerimonia religiosa a que se prestavam ficava-se somente em reunir a familia num momento festivo e mergulhar os seus filhos varões de tenra idade em lagares de vinho,um genero de batizado,os pertences das meninas eram mergulhadas em tinas de agua,diziam eles que era para dár sote.Meu avô e sua familia afirmavam não serem cristãos,embora fossem batizados,mas tambem nunca os ouvi alguma vez dizer que seriam judeu.Não possuo nenhum docomento a informar o que a minha familia é ou o que foi,tudo o que sei é que o comportamento da minha familia e de muitas outras com comportamento semelhantes em tras-dos montes certamente deverá ter uma razão uma fonte.

Comentar artigo