4 comentários:
De Johny-12 a 3 de Outubro de 2007
Gostaria que me esclarecesse algo se fosse poss
ivel... Nacionalidade Israelita ou Judaica? Para viver em Israel como cidadão nacionalizado é necessário uma conversão ao judaísmo nos processos legais?

Cumprimentos
De Boaz a 4 de Outubro de 2007
Queria enviar-lhe um email de resposta ao seu comentário, mas não encontrei o seu endereço no seu blog.
Nacionalidade israelita. Judaica diz respeito a religião. Os cidadãos de Israel têm nacionalidade israelita e há-os de religião judaica (a maioria), mas também muçulmana, cristã, druza, sem religião, etc.
A maioria dos que recebem cidadania israelita são judeus de acordo com a lei judaica, mas também há milhares de pessoas não-judias de acordo com a lei judaica que recebem essa cidadania por serem filhos de pai judeu.
Judeu, pela lei judaica é aquele que é filho de mãe judia ou que se converte ao Judaísmo. Uma pessoa sem qualquer relação com o Judaísmo, sé em casos muito extraordinários recebe cidadania israelita, como o caso recente dos refugiados de Darfur que chegaram ilegalmente a Israel e que receberam cidadania por razões humanitárias.
De Johny-12 a 5 de Outubro de 2007
Grato pela atenção e resposta à minha questão.
Já agora o email é joao_m12@hotmail.com

Eu tinha essa simples dúvida não devido ao facto de desconhecer que a nacionalidade é então a israelita, mas sim pelo facto de alguém que a queira obter sem ter laços familiares, ter de se submeter ao curso (penso eu) de judaísmo.

cumprimentos
De António Nunes a 3 de Outubro de 2007
Caro amigo
Cá estou eu desde a Barreira, aqui mesmo ao lado da Golpilheira.
Gostei da descrição e tentei acompanhar geograficamente o texto.
Quanto a Hussein, desconhecia que tinha tido essa pretensão, construir um palácio em Jerusalém.
Só a título de curiosidade, cheguei a estabelecer contacto com Hussein como radioamador. Era bastante activo nas bandas de amador e confirmava por escrito todos os comunicados (QSO na linguagem dos radioamadores).
Um abraço
António

Comentar artigo