Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007
O preceito judaico mais repetido nas escrituras é: "amarás o converso". É mencionado no Tanach (Escrituras Sagradas Judaicas) mais de 30 vezes.
A admiração pelos conversos e a importante mitzvah (preceito) de os acolher é bem expressa numa passagem da Gemará: Rabbi Elazar ben P’dat disse: "Deus enviou Israel para o exílio entre as nações pelo único propósito de juntar conversos ao seu número". (Talmude Babilónico, Tratado de Pessachim, 87b).
Mesmo que o Judaísmo, apesar das acusações contidas nalgumas passagens dos Evangelhos, nunca tenha tido uma atitude missionária de busca activa de conversos. A atitude judaica deve ser o acolhimento dos interessados à conversão, não a propaganda para que juntem ao Povo de Israel.
Nas palavras do sábio Rabbi Shimon ben Lakish: "O converso é mais querido por Deus que a multidão que esteve perante o Monte Sinai (na entrega da Torah e os Dez Mandamentos). Porquê? Porque essa multidão não teria aceite a soberania de Deus se não fosse o estrondo, os relâmpagos e os trovões e o tremor da montanha, enquanto estes (os conversos) não viram nem ouviram nada do género e ainda assim vêm e submetem-se a si mesmos ao Santo Bendito Seja e aceitam a soberania de Deus! Haverá alguém mais querido que isso?" (Tanchuma Lech Lecha 6).
Caro Boaz, Shalom.
Realmente é com carinho e compreensão, aconchego e dedicação que devemos acolher aqueles que espontaneamente submetem-se aos estatutos e preceitos da Torah eterna e viva. No entanto, não podemos equecer que estas obrigações nem sempre são observadas apesar de estarem tão firmemente estabelecidas em nossas leis. Rezemos e trabalhemos para que mais e mais, os conversos possam ser aceitos e principalmente amados pelas comunidades que os acolhem, pois foram e são amados primeiramente por HaShem.
Saúde e paz a ti, meu caro.
Att,
Johann Wollvsttaven
De Matt Erlandsen a 16 de Outubro de 2007 às 13:41
Estoy completamente de acuerdo. De hecho, hace algún tiempo lei en alguna parte que los judíos conversos pueden ser catalogados "más judíos" porque ellos eligieron serlo entre múltiples opciones, mientras que los judíos de nacimiento nunca han sentido esa necesidad de buscar otra religión.
Saludos!
Matt.-
De
MCA a 24 de Outubro de 2007 às 15:37
Curioso, desconhecia essa componente de "conversão" no judaísmo. E também é curioso porque no Evagenlho é dito algo semelhante a isto «vós acreditais [na ressurreição] porque vistes; bem aventurados os que acreditam ser terem visto».
De
MCA a 24 de Outubro de 2007 às 15:45
E daí, não será de estranhar. Afinal, também no Evangelho há aquela ideia da «ovelha perdida» que volta ao redil ou a do «filho pródigo» que é recebido em casa do pai com mais alegria do que aquele que sempre tinha estado em casa.
De josé alves a 27 de Janeiro de 2010 às 11:49
Caro Boaz,
não imagina como é importantes tanto este como a maioria dos outros posts que tenho lido aqui! (tenho-me estado a actualizar)
quanto ao regresso a portugal, se um dia o fizer diga qualquer coisa...
a sua ajuda por mail (que já trocámos alguns há uns tempos) e a sua história têm sido catalisadores bastante importantes para esta viagem da minha vida.
os meus cumprimentos para si e para a sua família
josé tapadas alves
Comentar artigo